sábado, 20 de junho de 2020

Modelos CAD 3D e detalhamentos


    Ao final da modelagem das partes que compoem o planador, a equipe Sigma realizou os seguintes detalhamentos e renderizações dos modelos construídos:

  • Planador
Imagem 1: Modelo CAD do planador
Fonte: Própria equipe.

Imagem 2: Detalhamento técnico do planador
Fonte: Própria equipe.

  • Fuselagem
Imagem 3: Modelo CAD da fuselagem 
Fonte: Própria equipe.




Imagem 4: Detalhamento técnico da fuselagem
Fonte: Própria equipe.

  • Empenagem vertical

                                      Imagem 5: Modelo CAD da empenagem vertical (com cobertura)

Fonte: Própria equipe.


Imagem 6: Modelo CAD da Empenagem vertical (sem cobertura)
Fonte: Própria equipe.

                                   Imagem 7: Detalhamento técnico da empenagem vertical
Fonte: Própria equipe.

  • Empenagem horizontal
                                                   Imagem 8: Modelo CAD da empenagem horizontal

Fonte: Própria equipe.


                                                  Imagem 9: Detalhamento técnico da empenagem horizontal
Fonte: Própria equipe.

  • Asas
                                                  Imagem 10: Modelo CAD das asas em vista superior
Fonte: Própria equipe.

                                                  Imagem 11: Modelo CAD das asas em vista isométrica
Fonte: Própria equipe.

Imagem 12Detalhamento técnico de uma asa
Fonte: Própria equipe.


domingo, 17 de maio de 2020

MEMORIAL DE CÁLCULOS DA SIGMA PROJETOS DE ENGENHARIA

Após análises, simulações, seleção do perfil e modelagem da asa em CAD 3D, a Sigma Projetos de Engenharia deu continuidade aos seus estudos para a confecção do aeromodelo. Abaixo pode ser visto o memorial de cálculos feito pela empresa no desenvolvimento do protótipo, divididos em tópicos.

  • GEOMETRIA DA ASA
Pela viabilidade de custo, fabricação e eficiência, a geometria da asa escolhida para o projeto foi a geometria de asa mista.Com a leitura e análise de qual modelo é o ideal, o tipo sharp, ou afiada, foi selecionado, em razão da diminuição do arrasto induzido por conta do seu formado e por ser mais fácil para fabricação.

Sobre o posicionamento das asas (alta, média ou baixa), até o presente momento não pensou-se como será definido por conta da forma da fuselagem que ainda está em fase de pesquisa. Referências dos autores Miranda Rodrigues e Andy Lennon estão sendo consideradas.

  • ENVERGADURA
Com o modelo do perfil e asa decididos, a próxima etapa é calcular o tamanho da envergadura. No entanto, uma restrição sobre o tópico foi imposta: a mesma deve tem um limite máximo de comprimento, sendo este de 2000 mm.
  • CÁLCULO DA ÁREA DA ASA
Para um planador, segundo a literatura, o ideal é ter alongamento (tópico discutido posteriormente), em torno de 8. Considerado esse fator, e que um planador deve ter alto alongamento (AR>4), estabeleceu-se utilizar máxima envergadura e apenas, fazer as devidas adaptações para as cordas raiz e da ponta.

Desse modo, calculando AR = 8 e, envergadura dois metros (b = 2 m), obteve-se como área: 
                                                     𝑆 = 𝑏²/𝐴𝑅 = 0,5 𝑚²
  • ALONGAMENTO E RELAÇÃO DE AFILAMENTO
O alongamento na asa trapezoidal é a razão entre o quadrado da envergadura e a área da asa. Elevado alongamento significa envergadura com grande comprimento e pequeno tamanho de corda. Do contrário, tem-se baixa envergadura.
Em relação ao afilamento (λ), define-se como a razão entre corda da ponta (Ct) e a corda raiz (Cr). Dada pela equação: 
                                                                    λ = 𝐶𝑡/𝐶𝑟

Segundo Raymer, o afilamento de uma asa elíptica deve ser de 0,5 e lembrando que este modelo de asa é o mais ideal, considerou-se esse afilamento para o projeto.
A partir de todas as definições de alongamento, afilamento, envergadura, pode-se fazer o cálculo da eficiência da envergadura, o qual é dado por:
                                                       
                                                           𝑒 = 1/1+ 𝛿

Onde e é denominado fator de eficiência da envergadura da asa e 𝛿 é denominado fator de arrasto induzido, o qual é uma função do alongamento da asa e da relação de afilamento. Desse modo, o fator de eficiência depende do modelo geométrico da asa e, por conta do 𝛿, também é influenciado pela relação de afilamento da asa e pelo alongamento.


Imagem 1: Captura do gráfico para determinação do fator de arrasto induzido 𝛿. 

Utilizando o gráfico acima é possível descobrir o valor de 𝛿. Como o valor de AR utilizado para o planador foi 8 (linhas do gráfico) e a relação de afilamento 0,5 (eixo x), o 𝛿 (eixo y) foi de aproximadamente 0,017.

  • CORDA DA PONTA E CORDA RAIZ
A partir do afilamento definido em conjunto com a área da asa e comprimento da envergadura, é possível definir o comprimento da corda raiz, localizada na fuselagem. E, posteriormente, pode-se definir a corda da ponta, posicionada na extremidade da asa.

Pela fórmula abaixo calculou-se o comprimento da corda raiz:
            
                                                     𝐶𝑟 = 2∗𝑆/[𝑏∗(1+λ)]
Substituindo os valores, temos:

                                   𝐶𝑟 = 2∗𝑆/[𝑏∗(1+λ)] = 2∗0,5/[2∗(1+0,5)] = 0,3 𝑚

Com o valor da corda raiz, encontrou-se o valor da corda na ponta:

                                                          𝐶𝑡 = λ∗𝐶𝑟
Substituindo os valores, temos:

                                        𝐶𝑡 = λ∗𝐶𝑟 = 0,5 * 0,3 = 0,15 m


  • CORDA MÉDIA
Para calcular a corda média, localização e comprimento, utiliza-se as seguintes equações:

                                                𝐶̅ = 2/3∗𝐶𝑟∗(1+λ+λ²/1+λ)

Substituindo os valores, temos:

                                          𝐶̅ = 2/3∗0,3∗(1+0,5+0,5²/1+0,5) = 0,23 m

Com o cálculo do comprimento da corda média, faz-se a resolução para identificar a posição da mesma no comprimento da asa, pela equação:


                                  𝑦̅ = b/6∗(1+(2∗λ) / 1+λ) = 2/6∗(1+(2∗0,5) / 1+0,5) = 0,44 m

  • ÂNGULO DE ATAQUE
Do mesmo modo como foi simulado o perfil, foi imposta uma variação do ângulo de ataque, com o intervalo definido também entre -7º e 15º. Após indicar todos os dados, analisando pela animação, a primeira análise foi com o ângulo de ataque em -7º (imagem 1), onde notou-se coeficiente de arrasto não tão evidente (linhas amarelas) com o valor de CD=0,092, mas a sustentação desfavorável, representada pelas flechas verdes, localizadas abaixo do planador, a qual obteve um valor de CL=-0,46. O momento é indicado pela flecha vermelha e o centro de pressão foi localizado à 0,074 m.

Com o ângulo de ataque de ataque 0º (imagem 2), o planador se encontra em voo horizontal e em equilíbrio. Seu centro de pressão mudou, sendo localizado a 0,247 m. O CL encontrou-se com valor de 0,079, e o CD com o valor de 0,029.

Por último, analisou-se o planador com ângulo de ataque em 14º (imagem 3). Onde o arrasto se encontrou maior ao mesmo passo em que a sustentação também aumentou, gerando os valores de CL=1,274 e CD=0,108.

Desse modo, fazendo outras comparações, o ângulo com melhor eficiência aerodinâmica está entre 7,7º e 10º.

Imagem 2: Análise do planador com ângulo de ataque -7º.
Fonte: Própria Equipe.


Imagem 3: Análise do planador com ângulo de ataque em 0º.
Fonte: Própria Equipe.


Imagem 4: Análise do planador com ângulo de ataque em 14º.
Fonte: Própria Equipe.

  • SUSTENTAÇÃO
A sustentação pode ser definida como a força de reação decorrente da diferença de pressão entre as partes inferior e superior da asa de um planador, sendo esta a responsável por fazer com que o planador levante voo e consiga se manter no ar.

Imagem 5: Cálculo das forças de sustentação.
Fonte: Própria Equipe
  • ARRASTO
O arrasto pode ser definido como a força exercida pelo fluido, que oferece resistência ao movimento do planador através do ar, sendo este, segunda a ANAC, a componente paralela ao vento relativo da força aerodinâmica total sobre um aerofólio.

Imagem 5: Cálculo das forças de arrasto.

Fonte: Própria Equipe

  • CENTRO DE GRAVIDADE DA ASA
CG é o ponto onde os eixos vertical, lateral e longitudinal da aeronave se cruzam. É também o ponto em torno do qual o avião realiza todos seus movimentos enquanto está voando. Consequentemente, o CG exerce importante influência na estabilidade inerente do aparelho. Um avião, para ser estável, deverá ter obrigatoriamente o seu CG a frente do centro de pressão ou CP da asa. CP é o ponto imaginário por onde a asa exerce sua força de sustentação e que se move para frente ou para trás na proporção que aumenta ou diminui o ângulo de ataque da asa.


Imagem 6: Simulação do centro de gravidade.

Fonte: Xflr5 Wing Edition; própria equipe.


A partir da simulação retratada na figura acima, obteve-se os seguintes valores para o centro de gravidade da asa:


X = 0,125m                                           Y = 0m                                             Z = 0,007m

  • CENTRO DE PRESSÃO DA ASA
Além do centro de gravidade, existe também em aeromodelos o CP, que é o ponto, também imaginário, por onde as asas exercem sua força de sustentação, que se contrapõe à força da gravidade. O CP é um ponto móvel que se move para frente na proporção que aumenta o ângulo de ataque da asa e vice-versa. Esse deslocamento é medido em porcentagem do comprimento da corda da asa. Consequentemente, é fácil deduzir que asas com grande alongamento, isto é, com grande envergadura e corda estreita proporcionam pequenos deslocamentos do CP.



Uma vez que o deslocamento do CP na direção do CG causa uma tendência para levantar o nariz do avião até deteriorar sua estabilidade, é importante ter em mente diminuir ao máximo a movimentação do CP com a variação do ângulo de ataque da asa.

Todas as forças (sustentação, arrasto, velocidade e pressão) atuam de maneira incisiva em ponto singular no planador, cognominado centro de pressão. A localização deste ponto foi identificada com o auxílio de simulação feita no software XFLR5, que atribuiu ao C.P. um valor de 0,074 m de distância do C.G. do planador tendo como referência o bordo de ataque da asa em um ângulo de ataque de 0º.

  • CENTRO DE GRAVIDADE DO PLANADOR 
O centro de gravidade (C.G.) de planador é estabelecido pelas condições de balanceamento de momentos do nariz e da cauda deste.

Como referência para o cálculo, utilizamos a seguinte imagem:

Imagem 7: Diagrama de forças atuantes no CG e suas distâncias.
Fonte: (RODRIGUES, 2014b).

Tabela 1: Dados analisados para cálculo do Centro de Gravidade do planador.


Efetuando a divisão do somatório de momentos e somatório de forças peso obteve-se um Xcg de 0,552 m. A distância admitida para entre o bordo de ataque da asa e a ponta da fuselagem foi de 0,215 m com o objetivo de aproximar o C.G. da fuselagem para o C.G. da asa.

  • EQUILÍBRIO DE MOMENTOS
No voo, os principais momentos que atuam no planador são os de sustentação e arrasto, gerados na asa e nos estabilizadores horizontais. Para o cálculo deles, foi feita uma planilha no Excel utilizando os braços de alavanca expostos previamente em Centro de Gravidade do Planador e as forças de sustentação e arrasto obtidos da simulação no software no XFLR5 e das fórmulas abaixo:


Tabela 2: Equilíbrio de Momentos












.

sábado, 18 de abril de 2020

ESCOLHA DO PERFIL AERODINÂMICO E GEOMETRIA DA ASA MODELADA EM CAD 3D

Para a melhor eficiência aerodinâmica, a escolha do perfil ideal é imprescindível. No enteando, o conhecimento de conceitos e metodologias para o desenvolvimento do mesmo é essencial. Por isso, a seguir mostraremos da melhor forma como desenvolvemos o perfil e asa do planador.


sábado, 11 de abril de 2020

Postagem de Acompanhamento 7ª semana


Boa Tarde internautas, como estão?


Nessa 3ª semana de quarentena foi feito o cálculo do Coeficiente de Reynolds para avaliar o tipo do escoamento (a estabilidade do fluxo) de um fluído sobre uma superfície e indicar se flui de forma laminar ou turbulenta. Procuramos também as geometrias de asa mais conhecidas (trapezoidal, mista, retangular e elíptica) para análise de suas características.
Sobre os perfis de asa, procuramos alguns mais conhecidos:
  • Goe 796
  • Clark Y
  • Goe 693
  • SD 7037
  • Fx 60
  • Ag 35
  • RG 115
  • Clark K
Ademais, a SIGMA PROJETOS deseja um ótimo feriado de páscoa para suas famílias, que estejam bem e com saúde. Lembrem-se sempre de seguir a recomendações do OMS e Ministério da Saúde para não contrair a COVID-19.


sábado, 28 de março de 2020

Postagem de acompanhamento - 5ª semana


Boa noite a todos.


Devido à manutenção do isolamento social por causa do Covid-19, a equipe Sigma não avançou na confecção do Projeto Integrador II. Aguardamos que a situação se normalize para desenvolver o Planador. Um abraço a todos, fiquem em casa.


Atenciosamente,

SIGMA Projetos. 

sábado, 21 de março de 2020

Postagem de Acompanhamento - 4ª Semana

Hodiernamente a população mundial vive um período de intranquilidade e desalento em razão da pandemia do vírus COVID-19. A cidade de Salvador decretou quarentena e, por este motivo, a nossa reunião presencial que ocorreria no dia 17/03/2020 não aconteceu. Este episódio incomum afetou o desenvolvimento do nosso projeto, estamos reunindo esforços para dar continuidade remotamente, por meios de pesquisas e assembleias virtuais. Ainda não podemos informar acerca da construção física do protótipo, que planejávamos entregar dentro do prazo (08/04/2020).

Desejamos aos nossos leitores saúde e força, para que possamos superar esse momento da melhor maneira possível. Fiquem em casa! 


Atenciosamente,
SIGMA Projetos. 

sábado, 14 de março de 2020

Plano de trabalho

Boa tarde a todos. Segue abaixo a planilha feita pela Sigma Projetos com plano de trabalho envolvendo as etapas de confecção do Planador. As datas foram alinhadas com os horários disponíveis de cada integrante, da melhor forma possível. Tais partes do projeto podem sofrer alterações devido a demanda de: espera da chegada de matéria-prima, atrasos com alguns processos de fabricação, ou necessidade de ajustes no projeto.

Figura 1 - plano de trabalho. Fonte: própria


A partir de uma planilha elaborada pelo Google Planilhas, pode-se analisar e definir o melhor dia e horário da semana para a equipe se reunir sem conflito de aulas, cursos, iniciativas estudantis ou outros compromissos. Desse modo, as reuniões de grupo acontecerão às terças 15:50-16:40, periodicamente. Entretanto, as reuniões semanais com os orientadores ainda não foram definidas, visto que não se estipulou qual orientador acompanhará diretamente o desenvolvimento das etapas e protótipo do SIGMA Projetos. Sobre as postagens no blog, também acontecerão toda semana, especificamente aos sábados. A plataforma será o principal meio de exibição do projeto e gerenciamento externo do avanço das etapas, facilitando o checklist das atividades que foram previstas para tal semana.

Cita-se ainda, precisamente, em tópicos, as datas definidas para cada etapa do projeto em conjunto com sua atribuição. Segue abaixo:

·          Para as entregas intermediárias:
o   08/04/2020 às 13:10h no laboratório Theoprax –1ª versão das Asas do Planador, Modelo CAD 3D das Asas do Planador. Centro Universitário SENAI CIMATEC Engenharia Mecânica.
o   02/05/2020, postagem no diretório virtual – Relatório do Primeiro Teste de Lançamento do Planador, Memorial de Cálculos Aerodinâmicos (dimensionamento de asa, sustentação, arrasto, centro de pressão da asa, centro de gravidade da asa, ângulo de ataque, centro de gravidade do planador, equilíbrio de momentos, velocidade de estol).
o   17/06/2020, postagem no diretório virtual – Modelos CAD 3D (montagem, submontagens e componentes); Desenhos Mecânicos (montagem, submontagens e componentes). Relatório dos Testes de Lançamento (mínimo de 1, além do primeiro teste).

·          Prova de Planeio: 20/06/2020 às 7:00h. Na ocasião da realização desta prova, o protótipo deverá ser apresentado por completo em sua versão final e apto para lançamento.

·          Documentação Final: 26/06/2020. Deverá ser entregue pela Equipe um caderno contendo toda a documentação do projeto, composto pelos seguintes elementos:
o   Documento de Apresentação.
o   Relatório de Caracterização dos Materiais utilizados no Planado.
o   Relatório de Projeto Estrutural e Aerodinâmico do Planador.
o   Desenhos Mecânicos do Planador.


·          Apresentação Final: 29/06/2020 às 7:50h. Apresentação do projeto, no qual será mostrado as seguintes informações:
o   Modelo CAD 3D e dimensionamento das asas.
o   Cálculos aerodinâmicos.
o   Caracterização dos materiais do planador.
o   Cálculo Estrutural das asas.
o   Fabricação da versão final do planador.
o   Prova de planeio.
o   Blog.
o   Vídeos.
o   O próprio planador.